
PEGADA DE PLÁSTICO! é a Green Tip apresentada pelo empreendimento turístico Areias do Seixo no mês de Junho.
“O impacte do plástico nos ecossistemas mundiais está a aumentar.
Um estudo recentemente realizado revelou que existem mais de 5 triliões de objetos de plástico no oceano, sendo a maioria decorrente de embalagens de produtos alimentares e de vestuário. Estima-se que cerca de 10 a 20 milhões de toneladas de plástico são anualmente encaminhados para os oceanos, com um custo anual em termos de danos ambientais aos ecossistemas marinhos, de 13 biliões USD.
As peças maiores podem estrangular ou enredar os organismos marinhos. Por outro lado, as micro-peças podem ser ingeridas por organismos aquáticos, entrando desta forma na cadeia alimentar e evoluindo até aos seres humanos, que se alimentam destes organismos. O plástico contém diversos produtos químicos e quando em ambiente aquático tem a capacidade de atrair poluentes. Viaja com as correntes oceânicas ao longo dos oceanos, pelo que hoje em dia são escassos os locais a nível mundial que não estão invadidos com este material.
Anualmente são produzidas a nível global cerca de 280 milhões de toneladas de plástico, sendo uma pequena fração reciclada. Dados referem que a nível mundial cerca de 85% dos resíduos de plástico não são reciclados. As Areias do Seixo estão alerta para esta questão, implementando medidas com vista à redução da pegada de plástico, como é o caso da política de gestão de resíduos que assenta em primeiro lugar na prevenção da produção de plástico, na reutilização sempre que possível/adequado e na separação seletiva e posterior valorização deste material. A política de compras das Areias inclui igualmente critérios que contribuem para a redução da pegada de plástico.
Tendo em conta as reconhecidas vantagens que o plástico tem na vida diária, o desafio que deixamos este mês passa por rever como reduzir a pegada de plástico de cada um de nós: 1 – reduza o consumo de plástico nas atividades diárias e 2 – separe/recicle o plástico inevitavelmente consumido/utilizado.”
Referências:
· UNEP (2014) Valuing Plastics: The Business Case for Measuring, Managing and Disclosing Plastic Use in the Consumer Goods Industry.
· http://www.theguardian.com/
· http://journals.plos.org/
· http://www.plasticdisclosure.org/