O Júri Nacional apoia o desenvolvimento e a avaliação do programa e esta comissão reflete as competências de cada instituição que o integra face às diferentes áreas abrangidas pelos critérios de atribuição. Assim, em Portugal integram esta comissão as seguintes entidades:
Missão
O programa “Green Key” é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Esta iniciativa é da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, e é coordenada em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) com o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas.
Os objetivos do programa Green Key são:
- Sensibilizar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais) através da educação ambiental para a sustentabilidade.
- Reduzir o impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração.
- Promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais.
- Facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental.
- Contribuir para a implementação de Agendas 21 Locais através da melhoria contínua das organizações.
Candidatura
1. Constituição da Candidatura:
- PLATAFORMA DE CANDIDATURAS – Site onde é possível submeter as candidaturas ao Green Key, acessível em: greenkey.abaae.pt/plataforma.
- SUBMISSÃO DE CANDIDATURA – constituída por diferentes passos que podem ser consultados em: Fases de Candidatura Online
- CUSTOS DE CANDIDATURA – O custo de candidatura no Green Key é anual e varia consoante a tipologia do estabelecimento, número de quartos, lugares ou camas. Os Valores de Candidatura foram revistos para a edição 2025 e podem ser consultados em: CUSTOS DE CANDIDATURA 2025
- DOCUMENTOS A RECOLHER – Os documentos de suporte permitem uma análise à distância do estabelecimento e aferir a potencialidade da candidatura prosseguir ou a necessidade de solicitar mais elementos ou melhorias a implementar no processo. Neste contexto, será preciso recolher, à partida, uma série de documentação a entregar no âmbito da candidatura:
– Licença de utilização do estabelecimento;
– Política ambiental e plano de ação;
– Fotografias sobre a Gestão Ambiental no estabelecimento;
– Registo mensal dos consumos de energia e água;
– Registo das emissões de carbono globais referente ao ano anterior;
– Declarações das empresas fornecedoras de serviços e produtos, sempre que relevantes para o cumprimento dos critérios.
2. Processo de encaminhamento
- AVALIAÇÃO DOCUMENTAL: Todos os critérios estão classificados, dividindo-se em:
(O) Critérios Obrigatórios;
(G) Critérios Guia.
Nota: Quando for submetida a candidatura ao“Green Key”, todos os critérios obrigatórios (O) devem ser cumpridos na íntegra. Os critérios guia (G) podem ser considerados como futuras recomendações para acções a desenvolver numa lógica de melhoria contínua do desempenho ambiental.
- AVALIAÇÃO PRESENCIAL: Após a submissão da candidatura na plataforma online, será agendada uma visita técnica ao estabelecimento. Esta será realizada por representantes da equipa Green Key devidamente identificados, agendadas previamente com o responsável pela candidatura e sem custos adicionais.
Na avaliação presencial, será observado o modo como os critérios são corretamente implementados e será elaborado um relatório para ser entregue aos Júris Nacional e Internacional. Caso os critérios obrigatórios não se encontrem devidamente implementados, o estabelecimento é informado das ações que necessita desenvolver para o cumprimento dos mesmos, bem como os prazos para a sua realização. Se houver impossibilidade de cumprir os critérios obrigatórios, a candidatura não tem condições para ser aprovada.
- Júri Nacional. Anualmente são estabelecidas as datas de abertura das candidaturas, ao que se segue uma análise prévia por parte da coordenação nacional, seguido das avaliações presenciais, sendo depois submetida à Comissão Nacional para aprovação ou reprovação.
- Atribuição do Galardão. Após a aprovação, é anunciada publicamente a lista de estabelecimentos galardoados e tem lugar a Cerimónia Nacional de Entrega do Galardão.
- Avaliações de Acompanhamento. Entende-se que, após a atribuição do galardão, é fundamental manter os mesmos níveis de excelência e, assim sendo, são selecionados de forma aleatória alguns estabelecimentos para avaliações de acompanhamento. Estas visam aferir a manutenção do cumprimento dos critérios e são realizadas 6 meses após a atribuição do Galardão.
Critérios Green Key
O Turismo é uma das atividades que mundialmente apresenta maiores índices de crescimento. Cada vez mais pessoas pretendem visitar mais lugares, quer seja em trabalho ou em férias. Neste contexto, é cada vez mais importante incentivar os diversos intervenientes da atividade turística a adotar boas práticas ambientais, reduzir os impactes negativos do Turismo e os custos com o consumo de recursos naturais. É a partir destes pressupostos que surge o programa Green Key e os seus critérios, como um instrumento importante para promover um turismos mais responsável.
Os critérios Green Key estão em vigor dia 1 de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2026, são diferenciados por tipologia e estão disponíveis para download em formato excel, em baixo. Nestes documentos existem, ainda, indicação das evidências necessárias a apresentar no ato de candidatura e outras notas de apoio.
Guias de apoio à implementação do programa Green Key
O Green Key Internacional disponibiliza um documento com notas detalhadas para interpretação de cada critério a implementar no âmbito do Programa e que serve como guia de apoio à preparação da candidatura ao selo Green Key.
Disponível para download na versão original e em português.