Green Key às Quartas – Gestão de Resíduos

O ciclo de Webinares Green Key Às Quartas continuou no dia 12 de novembro com o tema Gestão de Resíduos. O objetivo deste seminário foi partilhar com as unidades Green Key e demais interessados algumas práticas simples, com o intuito de apoiar a redução do lixo produzido no setor do alojamento turístico.

Connosco tivemos o prazer de contar com o Hotel da Oliveira – HOOL, unidade Green Key que apresentou algumas iniciativas e procedimentos adotados que lhes permitiu atingir um decréscimo muito significativo na quantidade de resíduos produzidos. Por outro lado, com estas práticas conseguiram aumentar a sua taxa de separação de resíduos, permitindo poupar nos custos de recolha e tratamento, bem como evitar o descarte anual de milhares de quilos de resíduos para aterro.

O Hotel da Oliveira é abrangida pelo Sistema PAYT (Pay-As-You-Throw) do município de Guimarães, cuja tarifa de recolha de resíduos é indexada ao número de sacos de lixo utilizados, ou seja, o valor pago é consoante a quantidade de resíduos indiferenciados que a unidade produzir, sendo gratuita a recolha dos materiais recicláveis.

Assente em três pilares, por ordem de prioridade, – Redução na Origem, Separação e Recolha Seletiva, e Parcerias e Destino Final Responsável – o Hotel da Oliveira conseguiu, através da adoção de medidas simples e eficazes, obter a certificação Zero Waste (desperdício zero), atribuída pela Associação ZERO.

Diversas medidas foram adotadas para diminuir os resíduos na origem, através da redução de compra de produtos de uso único e sob uma estratégia de reaproveitamento de materiais, sem com isto comprometer a excelência do serviço. Por outro lado, para garantir uma eficaz separação de resíduos, a unidade tem ecopontos em todo o hotel, desde a cozinha, ao housekeeping, e às restantes áreas de serviço, que se encontram identificados por cor e tipo de material.

No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, têm sido implementadas diversas práticas que visam reduzir o impacto ambiental e fomentar a economia circular. A monitorização constante dos resíduos produzidos permite não só avaliar o desempenho atual, como também identificar novas oportunidades de melhoria.

Um dos pilares desta abordagem é a redução significativa de plásticos de uso único, alcançada através da substituição de amenities e compotas individuais por sistemas de dispensadores, bem como da troca dos tradicionais sacos plásticos nos quartos por alternativas de papel e dos sacos de lavandaria por opções reutilizáveis em tecido. Paralelamente, a diminuição do consumo de papel e cartão é promovida pela emissão digital de faturas e pelo reaproveitamento de folhas para rascunho, evitando o desperdício desnecessário.

No que diz respeito ao vidro, todas as garrafas — com exceção das de vinho — são agora retornáveis, incentivando a reutilização e reduzindo a produção de resíduos. A gestão de têxteis também segue princípios sustentáveis: atoalhados danificados são transformados em toalhas de mão, enquanto os têxteis em bom estado são doados a instituições de solidariedade. Além disso, estão a ser estabelecidas parcerias para o reaproveitamento dos têxteis restantes, garantindo que estes materiais tenham um ciclo de vida prolongado.

A separação de biorresíduos para valorização e o encaminhamento adequado de pilhas, óleos usados e equipamentos elétricos e eletrónicos para operadores licenciados completam este conjunto de medidas.

Por fim, o diálogo com fornecedores tem como objetivo encontrar soluções que minimizem os resíduos provenientes das embalagens dos produtos adquiridos.

A unidade considera que, no entanto, para garantir uma eficaz implementação destas medidas, é fundamental a sensibilização e formação contínua de toda a equipa.

Este webinar contou, ainda, com a apresentação do Ismael Casotti da ZERO que teve a oportunidade de introduzir os enquadramentos legais mais importantes em matéria de gestão de resíduos para o canal HORECA.

Durante esta hora, foram abordadas legislações sobre plásticos, como a Diretivas relativas à redução de utensílios de utilização única de plástico no ambiente e sobre a disponibilização de louça de plástico de uso única no setor de restauração e/ou bebidas.

Esta apresentação incluiu, ainda, as novidades da revisão de 2024 ao Regime Geral de Gestão de Resíduos e as metas Europeias relativas às embalagens e resíduos de embalagens.

Para fechar a sessão, a ZERO destacou alguns estabelecimentos certificados Zero Waste e as suas principais iniciativas praticadas na gestão de resíduos.

No Green Key consideramos a “Gestão de Resíduos” um dos processos operacionais e estratégicos que gera mais dúvidas e desafios nos estabelecimentos turísticos tornando-se relevante organizar sessões que possa ajudar e apoiar as unidades a tornar esta área de operação mais eficaz.

Os webinars “Green Key às Quartas” e as apresentações ficam disponíveis aos estabelecimentos registados na plataforma de candidaturas Green Key, no separador Toolbox, que pretende ser uma página agregadora de recursos para apoio ao processo de candidatura.