Hotel da Oliveira reforça compromisso com compras sustentáveis e desafia fornecedores a reduzir embalagens.
O Hotel da Oliveira – HOOL, em Guimarães, estabelecimento Green Key desde 2021, está a intensificar a sua política de compras sustentáveis através de um trabalho sistemático com os seus fornecedores, focado na redução de resíduos e na melhoria das práticas ambientais ao longo da cadeia de abastecimento.
A iniciativa integra a estratégia de sustentabilidade do hotel e já está a gerar mudanças concretas nos processos de entrega de produtos e matérias-primas.
Um dos pilares deste trabalho é a caracterização dos resíduos provenientes das entregas, sobretudo no que diz respeito às embalagens utilizadas. O hotel iniciou um processo de pesagem dos resíduos gerados por cada fornecedor, identificando aqueles com maior impacto ambiental para priorizar ações de melhoria.
Por exemplo, no que se refere à roupa entregue pela lavandaria, esta que chega individualmente embalada em plástico, o hotel está a avaliar soluções para eliminar este material ou substituí-lo por alternativas mais sustentáveis.
Situação semelhante ocorre com o peixe, que chega frequentemente em caixas de esferovite. Além do desafio ambiental associado a este material, o espaço das caixas nem sempre é aproveitado de forma eficiente. Desta forma, o Hotel da Oliveira planeia reforçar o trabalho de sensibilização junto do fornecedor para otimizar o uso das caixas e reduzir o desperdício.
No âmbito do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das garrafas de vidro, o hotel procurou ativamente fornecedores já integrados neste mecanismo para poder aderir ao mesmo. No entanto, verifica-se que as garrafas de vinho continuam a representar um grande desafio, uma vez que ainda não existe um modelo de reembolso aplicável a este produto.
A proximidade geográfica é outro fator valorizado pela unidade na seleção de parceiros, facilitando o contacto direto, a cooperação e a implementação de medidas corretivas ou de melhoria.
Internamente, o hotel mantém um sistema de avaliação anual de fornecedores que inclui critérios ambientais, como práticas de embalamento e impacto ecológico da atividade. Até agora, apenas os fornecedores com resultados inferiores eram notificados. Contudo, numa aposta clara na transparência e na melhoria contínua, o hotel decidiu comunicar a avaliação a todos os fornecedores, independentemente do desempenho.
Apesar dos avanços, o hotel identifica vários desafios no processo: resistência à mudança por parte de alguns fornecedores, falta de alternativas sustentáveis para materiais como a esferovite, ausência de soluções consolidadas no âmbito do SDR para certas categorias de produtos e dificuldade em garantir práticas ambientais uniformes entre fornecedores com perfis muito diferentes.
Com esta estratégia, o Hotel da Oliveira reafirma o seu compromisso com uma operação mais sustentável, procurando influenciar positivamente toda a cadeia de valor e contribuindo para um setor hoteleiro mais responsável e ambientalmente consciente.
