Green Key regista crescimento em 2025 e reforça compromisso com a sustentabilidade no turismo.
O ano de 2025 ficou marcado por um crescimento significativo do Programa Green Key a nível global. Internacionalmente, a rede Green Key registou um aumento de cerca de 25%, contando atualmente com cerca de 8 300 estabelecimentos certificados em todo o mundo. Este crescimento reflete a procura crescente do setor do turismo por certificações de sustentabilidade credíveis e reconhecidas internacionalmente.
Portugal, com 405 estabelecimentos galardoados durante este ano, integra o grupo de países com mais unidades Green Key a nível mundial, reforçando o compromisso da ABAAE para promover um turismo mais responsável e sustentável.
Para apoio às candidaturas realizámos 7 webinars temáticos, encerrando agora o ciclo “Green Key às Quartas” que decorreu ao longo de novembro e dezembro e durante os quais tivemos a oportunidade de contar com a participação de entidades publicas e privadas relevantes ao sector e tema abordado.
Os principais conteúdos apresentados estão disponíveis para consulta no site do programa, em: https://greenkey.abaae.pt/projetos/green-key-as-quartas/
A Foundation for Environmental Education (FEE), entidade coordenadora internacional do Green Key, tornou-se também membro fundador da recém-criada Tourism Sustainability Certifications Alliance (TSCA). Através desta aliança, o Green Key passa a colaborar com outros programas de certificação de referência, com o objetivo de desenvolver normas e requisitos comuns que reforcem e orientem o trabalho das diferentes entidades de certificação ambiental
Outro dos principais focos de trabalho ao longo deste ano foi a revisão dos critérios Green Key que envolveu 6 grupos de trabalho internacionais e que contou com mais de 80 reuniões para definição dos novos critérios.
Após a consulta pública, que teve lugar entre 10 de outubro e 10 de novembro, a equipa internacional está em fase de finalizar os critérios para 2027-2031, estes que deverão ser partilhados com toda a rede Green Key no final de janeiro de 2026.
Por outro lado, o programa encontra-se a redefinir alguns dos seus procedimentos de certificação, alterações que têm como objetivo tornar os procedimentos transversais entre os diferentes países e alinhar-se com requisitos e normas internacionais.
Neste âmbito, o Green Key Internacional pretende submeter o seu programa à aprovação do Organismo Nacional de Acreditação da Dinamarca (DANAK), enquanto a FEE procurará a acreditação do seu organismo de certificação em 2026.
Em Portugal, as candidaturas à edição 2026 terminam a 31 de janeiro e, durante este próximo ano, pretendemos divulgar os novos critérios e processos de certificação, apoiar os estabelecimentos na transição para 2027, lançar novas parcerias com entidades nacionais relevantes e continuar a apoiar a rede de estabelecimentos Green Key, promovendo um turismo responsável e sustentável.
A ABAAE e a equipa Green Key Portugal agradecem a todos os estabelecimentos e parceiros que integram a rede pelo compromisso diário com a sustentabilidade no turismo.
Boas Festas a todos e até breve!
