Critérios Green Key

O Turismo é das atividades que mundialmente apresenta maiores índices de crescimento. Neste contexto, é cada vez mais importante incentivar entidades do sector  a adotar boas práticas ambientais, criar impacto positivo na comunidade e reduzir o impacto negativo das suas operações. A partir destes pressupostos o Green Key apresenta-se como um referencial baseado numa série de critérios, em vigor até 31 de dezembro de 2026. 

Os critérios Green Key são diferenciados por tipologia e estão classificados da seguinte forma:

(O) Critérios Obrigatórios;
(G) Critérios Guia.

Os critérios obrigatórios constituem a base fundamental do selo Green Key e são de cumprimento imperativo para as unidades obterem a certificação.  Por outro lado, os estabelecimentos distinguidos devem, todos os anos, aumentar gradualmente a implementação dos critérios Guia e incluí-los no seu plano de melhoria contínua.

Hotéis

Todos os hotéis podem adotar pequenas medidas para reduzir o seu impacto ambiental.
Ao seguirem os critérios Green Key, os hotéis adoptam um referencial que permite criar um efeito positivo nas suas operações, envolvendo os colaboradores, clientes e contribuindo para comunidade local.

Ver critérios
Alojamento Local

Tendo em conta o crescimento dos Alojamentos Locais e dos Turismos no Espaço Rural, tornou-se necessário adaptar os critérios Green Key de forma a criar um referencial que apoie efetivamente este tipo de alojamento no desenvolvimento de uma estratégia e plano de ação para a implementação de boas práticas ambientais e de responsabilidade social.

Ver critérios
Parques de Campismo

Os Parques de Campismo representam uma parte importante do sector turístico em Portugal e que muitas vezes estão inseridos em património natural. Desta forma, o Green Key oferece aos Parques de Campismo a oportunidade de partilhar as suas iniciativas ambientais e contributo para comunidade local com os seus clientes.

Ver critérios
Centros de Conferência

Considerando o crescente interesse das empresas em trabalhar com Centros de Conferência socialmente responsáveis e que sejam geridos de forma sustentável, o Green Key adaptou os seus critérios para responder diretamente a esta procura e dar a oportunidade a estes espaços de serem reconhecidos com o selo Green Key.

Ver critérios

Restaurantes

Os critérios Green Key específicos para os Restaurantes, focam-se na educação ambiental e na escolha de  de produtos de origem local e responsáveis. A adaptação dos seus critérios a este sector tem como objetivo reconhecer e promover os estabelecimentos que adotam práticas mais sustentáveis, contribuindo para um futuro mais responsável na restauração.

Ver critérios

Guias de Apoio à Implementação dos Critérios

O Green Key Internacional disponibiliza um documento com notas detalhadas  para  interpretação de cada critério a implementar no âmbito do Programa e que serve como guia de apoio à preparação da candidatura ao selo Green Key.

Guia em Português
Guia em Inglês