A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação comunicou, no dia 28 de junho, às 14h30, no Teatro-Cine de Pombal, 317 estabelecimentos Green Key galardoados na edição de 2024.
Em 2024, o Green Key reconhece mais 48 unidades do que na última edição. Dos 317 estabelecimentos galardoados, 256 renovaram a candidatura, ou seja a taxa de manutenção é de 95%; enquanto que 40 unidades recebem a distinção pela primeira vez e 15 regressam ao programa.
A Região Autónoma da Madeira, que nos últimos anos se destacou com o maior número de galardoados Green Key, mantém-se nesta posição, alcançando 67 estabelecimentos em 2024.
Por outro lado, evidenciamos a Região de Lisboa pela taxa de crescimento, uma vez que, face a 2023, viu reconhecidos com Green Key mais 22 estabelecimentos, o que significa 62 unidades galardoadas nesta Região.
No que se refere às outras regiões verifica-se a Região do Algarve com 58, o Norte com 52 galardoados, na Região do Centro encontram-se 42, no RA dos Açores mantém-se os 19 estabelecimentos e na Região do Alentejo foram reconhecidos 17.
No seguimento das edições anteriores, os Hotéis apresentam o maior número de galardoados, com 247 unidades. O Programa conta, ainda, com 32 Alojamentos Locais; 21 Turismos no Espaço Rural; 8 Parques de Campismo; 7 Restaurantes; 1 Pousada de Juventude e 1 Centro de Congressos.
A nível internacional, entre os 70 países que implementam o Programa Green Key, Portugal ocupa a 5ª posição, atrás da França, dos Países Baixos, da Grécia e da Bélgica.
Durante a Cerimónia foi ainda referido que, para além das 317 unidades que receberam o galardão neste dia, 10 unidades encontram-se ainda em fase de avaliação, tendo a oportunidade de vir a integrar a edição Green Key 2024.
Pombal recebeu a cerimónia Green Key como sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no que diz respeito à educação ambiental; tanto aquele que é realizado diretamente pelo Município na sua comunidade, como através do apoio que garante a Juntas de Freguesia e outras entidades ou associações presentes no seu território.
O Município de Pombal distingue-se entre aqueles que implementam os programas da ABAAE – Bandeira Azul, Eco-Escolas, ECOXXI e Eco-Freguesias XXI – e pretende, ao acolher este evento, estimular as unidades turísticas do Concelho a integrarem o Programa Green Key e a adotarem práticas de gestão mais sustentáveis.
Coordenado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), o Green Key é global e voluntário. Com mais de 5.800 hotéis e outros estabelecimentos reconhecidos em mais de 70 países, o Green Key é um programa que tem como objetivo promover a responsabilidade ambiental e a gestão sustentável no sector turístico e hoteleiro. Os candidatos são avaliados em áreas como a gestão ambiental, a conservação de energia, a gestão de resíduos, a conservação de água e outras práticas sustentáveis.
Em Portugal o Green Key é um símbolo de qualidade, que conta com o envolvimento de 19 entidades que fazem parte da Comissão Nacional, que vão desde o sector público à sociedade civil e cujo contributo neste processo é imprescindível para o bom funcionamento do programa.
Em Portugal, é implementado pela ABAAE, Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada, há mais de 30 anos, à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
Veja o mapa com os galardoados por região em: https://greenkey.abaae.pt/galardoados/galardoados-2024/
Lista de galardoados por concelho: https://greenkey.abaae.pt/wp-content/uploads/sites/6/2024/06.jpg